A análise de cenários em fazendas
- Marcel Reis
- 5 de mai. de 2022
- 11 min de leitura
Tanto nos negócios como na vida, a única coisa certa é a incerteza. A análise de cenários é um processo poderoso para navegar na incerteza do futuro
Analisando os potenciais impactos financeiros e operacionais de eventos futuros considerando possíveis resultados alternativos. As fazendas podem usar a análise de cenários para explorar uma ampla gama de possíveis situações futuras, desde queda no preço do boi gordo, aumento do preço do milho até aumento da taxa de juros.
Mas afinal o que é análise de cenário?
A análise de cenários é uma técnica que fornece uma maneira racional e estruturada de analisar o futuro. As fazendas podem usá-lo para examinar diferentes impactos potenciais de eventos negativos e positivos, como:
Quais são os possíveis impactos sobre os negócios de uma queda no preço do boi gordo?
O que acontece com a receita e a lucratividade se o custo do milho aumentar?
Qual o incremento de receita pode ser gerada pela melhora do rendimento de carcaça?
A análise de cenário não tenta prever um único resultado de nenhum desses eventos. Em vez disso, examina um espectro de diferentes situações e resultados potenciais, geralmente variando do melhor ao pior cenário. As fazendas podem então realizar o planejamento de cenários para se preparar melhor para esses eventos e seus possíveis impactos.
Um pouco de história
A análise de cenários não é nova. Foi iniciado pelos militares dos EUA em meados da década de 1900, e a Shell Oil começou a usá-la durante a década de 1970 para analisar e responder às flutuações no fornecimento global de petróleo. Agora é amplamente utilizado pelas empresas, graças em parte às ferramentas de modelagem financeira que eliminam grande parte do esforço manual e tornam o processo muito mais rápido. Pode ser ainda mais importante para as médias fazendas do que para as maiores, já que fazendas menores podem ser mais impactadas por um único evento. A análise de cenários é empregada por empresas de serviços financeiros para analisar riscos e tomar decisões de investimento, e pode até ser usada para analisar as finanças domésticas.
Principais conclusões
A análise de cenário ajuda as fazendas a planejar o futuro, analisando o impacto operacional e financeiro de eventos potenciais e decisões estratégicas.
A análise de cenários é valiosa para fazendas de qualquer tamanho e pode ser usada para analisar uma ampla variedade de situações, desde o impacto de desacelerações econômicas e desastres até lançamentos de novos produtos.
Ferramentas modernas permitem que as equipes financeiras aproveitem a inteligência financeira e os recursos integrados para modelar rapidamente vários cenários para lidar com mudanças e dar-lhes confiança na tomada de decisões.
Porque as fazendas precisam de análise de cenários?
As mudanças que afetam o ambiente de negócios podem acontecer de forma inesperada e repentinamente, conforme demonstrado no gráfico abaixo, quando tivemos movimentos grandes no preço da @ do boi gordo em curtos espaços de tempo.

A análise de cenário permite que as fazendas analisem e quantifiquem os possíveis impactos financeiros e operacionais de tais eventos, para poderem planejar adequadamente. Também pode ser usado para avaliar os benefícios e riscos de diferentes decisões de negócios, como o impacto potencial na receita e na lucratividade da construção de novas instalações, como expansão de um confinamento. Ela ajuda as fazendas a evitar mergulhar cegamente em um investimento ou projeto arriscado.
Como funciona a análise de cenário
Uma análise de cenário considera um evento potencial e os cenários de negócios que podem resultar — os possíveis estados futuros ou, como às vezes são chamados, mundos alternativos. Geralmente, uma variedade de cenários são considerados, do melhor ao pior. Para cada cenário, a fazenda faz suposições sobre seu efeito em diferentes fatores que são importantes para o negócio, como taxas de juros ou custo de matérias-primas. Essas suposições são então usadas como variáveis de entrada para modelar o impacto de cada cenário no negócio.
A análise de cenários pode considerar muitos fatores diferentes. A análise do impacto financeiro potencial da construção de uma nova instalação pode considerar mão de obra, aluguel, serviços, impostos e outros custos, por exemplo.
Tomemos o exemplo imaginário da Fazenda Boa Vista, que opera recria e engorda de novilhas angus para um mercado de carne premium. Os acionistas da fazenda tem a ideia de expansão do negócio de confinamento. No entanto, levará pelo menos um ano para que as novas estruturas estejam prontas e operando.
A fazenda poderia usar a análise de cenários para examinar os impactos potenciais das condições econômicas sobre as receitas e lucros gerados pela novo expansão. As condições econômicas podem afetar uma variedade de fatores, desde a demanda do animal de maior qualidade até o custo das matérias-primas. A fazenda poderia considerar uma série de cenários, cada um gerando um conjunto diferente de suposições.
Em um cenário, o faturamento pode cair 10% porque a demanda do principal cliente pode diminuir devido às condições econômicas, enquanto o custo das matérias-primas aumenta devido a depreciação do real perante o dólar. Ao mesmo tempo, o desembolso com juros de financiamentos pós-fixados pode aumentar em 10% com a uma taxa de juros mais alta na tentatica do Banco Central em frear um movimento inflacionário. A análise de cenários poderia considerar o impacto de todos esses fatores.
Tipos de Cenários
Um dos principais benefícios da análise de cenário eficaz é que ela leva os tomadores de decisão a considerar uma variedade de casos potenciais, cada um com seu próprio conjunto de suposições. Isso pode ajudar a evitar que as fazendas se fixem em uma visão única e excessivamente otimista do futuro e desenvolvam planos de negócios que assumam condições e resultados ideais.
Uma análise de cenário geralmente considera pelo menos três tipos de cenários:
Cenário base: Um cenário de referência baseado em suposições atuais e comumente aceitas.
Pior cenário: O conjunto mais negativo de suposições.
Cenário de melhor caso: O cenário ideal projetado para atingir metas e objetivos.
O exame de vários cenários fornece à fazenda uma série de resultados possíveis para fins de planejamento . Por exemplo, o melhor cenário pode resultar em uma margem de lucro líquido de 15%, enquanto o pior cenário resulta em uma margem de 3%. A fazenda utiliza a faixa de 15% a 3% para orientar suas decisões sobre investimentos.
Um negócio também pode atribuir probabilidades a cada cenário, com base em sua avaliação da probabilidade de que ele ocorra. Isso pode ajudar a orientar o planejamento e as decisões subsequentes da fazenda sobre como alocar recursos.
Análise de múltiplos cenários
A análise de cenários não precisa se restringir a apenas três casos possíveis. Uma fazenda pode considerar muitos cenários diferentes, cada um usando um conjunto diferente de suposições. A desvantagem é que mais cenários exigem mais esforço para analisá-los.
Na MMREIS comumente. além dos cenários pré definidos com os gestores e tomadores de decisão das fazendas, utilizamos as simulações de Monte Carlo, assunto detalhado para outro artigo.
A análise de risco faz parte de todas as decisões que tomamos. Estamos constantemente confrontados com incerteza, ambiguidade e variabilidade. E mesmo que tenhamos acesso sem precedentes às informações, não podemos prever com precisão o futuro. A simulação de Monte Carlo (também conhecida como Método de Monte Carlo) permite que você veja todos os resultados possíveis de suas decisões e avalie o impacto do risco, permitindo uma melhor tomada de decisão sob incerteza.
Há ocasiões que são simulados mais de 1 milhão de cenários e a probabilidade de que cada um ocorra, e conseguimos sair com respostas a perguntas do tipo:
Qual a probabilidade do meu lucro líquido ser maior do 0?
Qual a probabilidade do meu prejuizo ser de até R$ 3 MM?
Qual a probabilidade da minha geração líquida ser sufience para pagar os compromissos bancários do próximo ano?
Ou ainda obter visualizações gráficas como abaixo sobre o retorno sobre o capital de giro próprio nos diversos cruzamentos de uma cenário fixo variando apenas a quantidade de cabeças compradas e o peso das mesmas.

Esse tipo de simulação só é possivel com a utilização de softwares e equipe especializada de cientistas de dados e especialistas em finanças.
Como na maioria dos casos as variáveis de mercado são muito importantes, trabalhamos em vários projetos com uma consultoria de gestão de risco mercadológico, que é nossa parceira e nos ajuda a gerar inputs das variáveis de mercado, como preço da @ do boi gordo esperado, probabilidade de queda ou aumento da mesma, entre outras informações. E com o resultado do nosso trabalho a equipe de gestão de riscos consegue orientar a fazendas em relação as estratégias de gestão de risco, como operações com derivativos agrícolas.
Benefícios da Análise de Cenário
Os principais benefícios da análise de cenários incluem:
Ele ajuda as fazendas a gerenciar os riscos de forma mais proativa, avaliando o impacto de possíveis eventos e situações futuras.
Ele pode ajudar as fazendas a tomar melhores decisões investigando os riscos e benefícios de diferentes opções.
A abordagem metódica para analisar o futuro pode permitir que as fazendas identifiquem oportunidades ou riscos que, de outra forma, poderiam ser ignorados.
Desafios da Análise de Cenários
A análise de cenários pode ser um processo demorado que requer pessoas com habilidades e conhecimentos específicos.
Pode ser difícil visualizar todos os cenários possíveis, fazer suposições realistas e atribuir probabilidades a eles.
Análise de Cenário vs. Análise de Sensibilidade
A análise de cenário às vezes é confundida com a análise de sensibilidade. Mas há uma diferença fundamental. A análise de cenário faz suposições sobre várias variáveis e fatores para possíveis cenários futuros e analisa como cada um afetaria o negócio. A análise de sensibilidade, por outro lado, examina o efeito de alterar uma única variável de entrada, mantendo todas as outras variáveis constantes. Por exemplo, uma fazenda pode examinar como uma mudança no preço da arroba pode afetar a lucratividade ou o fluxo de caixa.
6 etapas para realizar uma análise de cenário
Adotar uma abordagem metódica à análise de cenários pode ajudar a garantir que a fazenda se concentre nos cenários mais importantes, considere os fatores mais relevantes e obtenha o maior benefício do processo. Aqui estão seis etapas principais que adotamos na MMREIS:
Definição do problema e as decisões que você precisa tomar.
Coleta de dados e identificação dos principais fatores, tendências e incertezas que podem afetar o plano. Isso pode incluir fatores externos, como mudanças de mercado, mudanças políticas e produtitividade de capim. Também pode incluir fatores internos, como os principais pontos fortes e as capacidades de desenvolvimento da fazenda.
Desenvolvimento um modelo de planejamento de cenário. Geralmente, esse é um modelo financeiro (veja abaixo) que permite que a fazenda inclua várias suposições e examine o impacto nas principais métricas, como receita, lucro líquido, necessidade de capital de giro, entre outras.
Desenvolvimento de cenários. Desenvolva no mínimo cenários de base, pior e melhor caso, além de outros, se desejado. Para obter a visão mais ampla de possíveis cenários e suposições, é importante envolver pessoas com conhecimento relevante em toda a organização. Isso também pode ajudar a evitar preconceitos inconscientes e possíveis pontos cegos.
Avaliação dos cenários. Analise o impacto potencial de cada cenário.
Desdobramento do Planejamento. Use os cenários que você desenvolveu em seu planejamento, pesando os riscos e recompensas mais prováveis.
O que é Modelagem de Cenários?
A análise de cenários geralmente captura uma série de resultados possíveis que ajudarão a garantir agilidade, continuidade de negócios e crescimento. Em tempos de incerteza, a modelagem de cenários ajuda as fazendas a construir modelos que permitem avaliar o impacto de seus planos de negócios nas receitas, despesas e fluxo de caixa.
Originalmente, os cálculos eram realizados manualmente. Agora, as empresas podem usar uma variedade de ferramentas, desde planilhas até sofisticados softwares de modelagem integrados a sistemas de origem financeira e operacional.
Análise de Cenários e Modelagem Financeira
A análise de cenários imagina uma variedade de cenários, cada um com suas próprias suposições. Uma vez que a fazenda descreva cada cenário e as premissas associadas, ela pode realizar a análise inserindo essas premissas em um modelo financeiro. O modelo transforma as premissas em impactos quantificáveis. O valor da análise depende da precisão do modelo e dos dados sobre os quais ele é construído. Suposições realistas e um conhecimento profundo do negócio da fazenda são fundamentais para criar um modelo preciso.
Usando ferramentas de modelagem financeira para análise de cenários
No passado, a análise de cenários era um processo manual extremamente trabalhoso. Normalmente, envolvia a coleta manual de dados de fontes diferentes dentro e fora da fazenda e a inserção dos dados em modelos financeiros personalizados baseados em planilhas. O valor desses modelos era limitado por uma variedade de fatores, incluindo a experiência em planilhas da equipe e a capacidade de reunir informações abrangentes e atualizadas. Além disso, quando o processo de modelagem financeira é estático, é difícil executar cenários hipotéticos para explorar várias opções.
Ferramentas modernas de modelagem financeira tornam a análise de cenários muito mais rápida e fácil para fazendas de qualquer tamanho. Por exemplo, as ferramentas integradas aos sistemas de (ERP) podem extrair dados financeiros e operacionais atuais e históricos, o que aumenta a integridade dos dados, eliminando a necessidade de transferir dados manualmente.
Os modelos de análise de cenário pré-configurados facilitam muito a construção de modelos. Essas ferramentas aliadas ao conhecimento reduzem bastante o esforço necessário para a análise, tornando viável realizar análises de cenários regularmente e aplicá-las a mais situações, incluindo pequenas decisões e problemas operacionais do dia-a-dia.
Onde que a análise de cenários se encaixa nos processos de FP&A (Planejamento e Análise Financeira) da sua fazenda?
A análise de cenários é apenas um dos processos de FP&A que uma fazenda profissional precisa. A sigla FP&A (Financial Planning and Analysis), planejamento e análise financeira no português, é uma parte estratégica da área financeira que realiza o levantamento de dados da empresa para uma tomada de decisão embasada e analítica.
Em grande parte das fazendas as atividades de planejamento e análise financeira estão estruturadas para servir as gerências e diretorias com as informações que eles precisam para tomar decisões estratégicas, operacionais e táticas. Como levantamento de oportunidades de melhoria, oportunidades de redução de custos, entre outras. Em uma área de FP&A os profissionais fornecem suporte quantitativo e analítico para a tomada de decisões para que a gestão da fazenda se sinta segura.
Podemos dizer que os responsáveis pelo Financial Planning and Analysis (FP&A) geralmente se concentram em prever cenários, analisar tendências e procurar por alternativas que maximizem as finanças da empresa. Tudo isso, claro, sempre de acordo com o planejamento estratégico.
Como o departamento de FP&A tem relacionamento próximo aos gestores, os papéis específicos nesta área, bem como suas responsabilidades, variam de fazenda para fazenda. Dependendo da organização, o profissional de FP&A atua na área de Planejamento e Controladoria, já que se trata de uma função que busca aperfeiçoar os recursos financeiros e econômicos da empresa e melhorar sua produtividade.
Por que terceirizar os processos de FP&A da sua fazenda com a MMREIS?
"Faça o que você faz de melhor e terceirize o resto."
- Peter Drucker
FP&A requer maior capacidade de julgamento, análise de dados e experiência financeira do que as funções transacionais de finanças como tesouraria, fiscal, operações de contas a pagar e receber e outras. Por esta razão, tem maior potencial de entregar benefícios significativos do ponto de vista de resultados, economias, redução de riscos, gestão por evidências e valorização do negócio.
Escassez de mão de obra qualificada
Processos de FP&A em fazendas tem geralmente alta complexidade, requerem ampla experiência financeira, organizacional e conhecimento detalhado do negócio, portanto, requerem alto investimento em ferramentas, processos e profissionais altamente qualificados e escassos, especialmente no agronegócio.
Por esta razão a terceirização das funções de FP&A tem se mostrado como a próxima onda no outsourcing das funções financeiras e permite acesso aos benefícios de um bom Planejamento Financeiro e Análises de Performance eficientes.
Foco no negócio
É fato que na maioria das fazendas os gerentes e diretores, acaba acumulando várias funções no seu dia a dia (gerenciar pessoas, solucionar problemas, negociar com bancos, compras, vendas, e dependendo o caso até gestão financeira total ou parcial do negócio). A terceirização das tarefas de planejamento e análise financeira, irá permitir que este time de gestão tenha tempo para dedicar com mais qualidade às atividades que eles são realmente especialistas.
Este tempo que atualmente os gerentes e diretores acabam dedicando as tarefas de planejamento e análise financeira (mesmo que seja parcial), será fundamental para focar diretamente no negócio, trazendo consequente melhores resultados financeiros e de crescimento à sua empresa.
É importante o empresário rural ter esta consciência que certas atividades da empresa podem e devem ser terceirizadas, trazendo qualidade na gestão como um todo e possibilidade ele focar 100% em seu negócio ou em atividades mais estratégicas.
Benefícios da terceirização de FP&A na sua fazenda
Maior valorização do negócio através da demonstração da eficiência estratégica, de gestão e governança.
Redução do tempo e custo de preparação de relatórios, ganho de agilidade e qualidade. Liberação de tempo para as análises pertinentes à estratégia e ao negócio.
Melhoria da qualidade de projeção dos fechamentos, antecipando os possíveis resultados e riscos para ações preventivas, corretivas e de oportunidades.
Introdução de um único pacote mensal de relatórios, indicadores e métricas.
Melhores resultados corporativos decorrentes da redução de custos, assim como aumento das vendas em função de maior qualidade, eficiência e velocidade de tomada de decisão.
Disponibilidade de mão de obra qualificada para elaboração de análises sob demanda.




Comentários